terça-feira, 12 de julho de 2011

Grécia 4 – Kefalonia (Cefalônia)


 No post passado, você já viu a dica de como chegar de Lefkada para a Kefalonia, certo?!

A Kefalonia é uma ilha enorme que decidi visitar só para conhecer Myrtos – A PRAIA! Lá fiquei em Fiskardo, linda cidade litorânea no extremo norte da ilha, localizada a 50 km de Argostoli, que é a capital. Fiskardo é considerada uma cidade super chique – lá você vai ver os maiores iates da sua vida! A dica de ficar em Fiskardo surgiu de umas amigas italianas que fiz em Paxos – que comentaram que era um dos lugares preferidos delas.

Chegada no porto de Fiskardo










O porto de Fiskardo é muito charmoso, cheio de restaurantes e badalações, todos eles muito floridos e harmoniosamente decorados!


Fiscardo Studios




Foi lá que me hospedei. Fiquei num estúdio sensacional, muito barato (em torno de 65 euros a diária), enorme e com uma vista sensacional - Fiscardo Studios - Não reservei nada antes viu??? Simplesmente desci do barco e fui empurrando minha mala pela orla perguntando sobre hotéis, entrei nesse estúdio, negociei o valor e fiquei! 



Essa varanda enorme é do nosso studio!

Como cheguei no fim da tarde, aproveitei para passear a pé pelas redondezas e me surpreendi com as paisagens!


Fiskardo
Relaxando em Fiskardo

No dia seguinte aluguei um carro e fui conhecer a famosa praia Myrtos. Essa praia está 25 km ao sul de Fiskardo, 30 minutos de carro. É considerada uma das praias mais bonitas da Europa (pode parecer coincidência ou mentira que todas as praias que visitei são “as mais lindas”, “as mais famosas’, mas não é nada disso - essa viagem tem destinos escolhidos através de uma lista de praias mais bonitas do mundo mesmo!).  Da estrada avista-se a praia lá embaixo... e o visual é super diferente: a estrada que leva à praia é muuuito sinuosa, linda, e no fim só há o azul do mar!

Myrtos

Myrtos

Passei a manhã toda em Myrtos e de tarde segui conhecendo umas praias perdidas no caminho de volta para Fiskardo. 

Todas no mesmo estilo, lindas!



Praia em Karavomylos



No dia seguinte segui para o lado oposto da ilha para conhecer a famosa praia em Karavomylos: Sami. Quase chegando na praia segui uma dica do guia Lonely Planet e entrei numa estradinha que levava a uma gruta chamada Melissani. Para minha surpresa o lugar era inédito, talvez até mais bonito que as praias. 


Melissani


Melissani

A Caverna Melissani tem uma enorme piscina azul turquesa - com água congelante e salgada - e o teto desabou há centenas de anos permitindo a entrada do sol e transformando o lugar em um paraíso.  Os barcos que levam ao passeio parece que flutuam!


Teto que desabou

Depois... pausa em praias pelo caminho... como Antisamos.





Em Fiskardo comi bem mas não lembro de nada especial. Só de tomar muita cerveja Mythos todas as noites.

No dia seguinte, bem cedo, peguei um taxi para Argostoli, onde fica o aeroporto da ilha, e de lá peguei um vôo para Santorini! No caminho para o aeroporto passamos por Asos, cidade linda que queria ter conhecido, fica a dica. Os vôos de Argostoli para o aeroporto de Thira (Santorini) são complexos pois é necessário passar a noite em Atenas (os vôos saem à noite da Kefalonia e de Atenas saem na manhã seguinte), são diários e custam em média 150 euros na Olympic Air (vale o trabalho). 




quarta-feira, 6 de julho de 2011

Grécia 3 – Lefkada (Lefkas) – Porto Katsiki e Egremni


Lefkada é considerada uma das ilhas mais bonitas do mar jônico - e tem acesso por ponte! Está ao sul de Paxos, ilha visitada no post anterior, também na costa oeste da Grécia.

Um dos pontos mais interessantes de visitar esse lado da Grécia é ser um elefante branco por lá! Na costa oeste ninguém que falou comigo tinha visto um único brasileiro na vida. Definitivamente não é um ponto turístico famoso entre os brasileiros...o que dá um gostinho ainda mais especial à visita! Quem não conhece alguém que já foi para Grécia? Sabe o que eles visitaram? Pois eu não os conheço e sei: Santorini, Mikonos, Creta. Eu também passei por esses lugares - e posso garantir que são lindos - mas a beleza é completamente diferente das ilhas da costa ocidental.

De Parga para Lefkada são apenas 85 km, aproximadamente 1 hora e meia de carro. Mas o táxi era caro... uns 120 euros até lá! Era a forma mais prática de chegar...então eu paguei.

O grande destaque desta ilha são as montanhas calcárias que dão às praias um charme único e todo especial. A ilha é famosa na Europa pela prática de windsurf. Além disso, é farta na produção de azeite – não deixe de provar o azeite de oliva grego, é muito bom! Ah! Antes que eu esqueça o vinho grego também é muito apreciado!

Chegando em Lefkada, como a ilha é grande (300km2), aluguei um carro e me hospedei num hotel em Vassiliki, no sul da ilha, chamado Hotel Odeon. O preço da diária atualizado gira em torno de 70 euros. O hotel está de frente para o mar, a 50 metros da praia, 800 metros do centrinho e o atendimento é ótimo. No dia em que fui embora o dono do hotel me levou para o porto com o carro dele de cortesia!! (Nesta ilha ninguém falava inglês e até mesmo no hotel a comunicação era precária)

Na manhã do dia seguinte segui em direção a Ag. Nikolaos para conhecer uma das praias que me levou até esta ilha: Porto Katsiki! Essa praia o Guilherme escolheu “a dedo” através de pesquisas sobre as praias mais lindas do mundo. Porto Katsiki é considerada pelos europeus a praia mais fantástica da Europa. 



Do hotel à praia são 32km, 40 minutos (se pudesse ir em linha reta seriam 10 km mas a estrada faz uma volta enorme), e visuais inacreditáveis...
Vista da estrada







E valeu a pena cada pedaço de asfalto porque a praia é alucinante. Apresento a vocês o que eu considero a praia mais bonita do meu  pequeno MUNDO:






Porto Katsiki

Depois de descer várias escadas cheguei à praia...e por lá fiquei à tarde inteira, claro!


Escadas de acesso à Praia Porto Katsiki


 













Mais um dia amanhecendo e uma nova praia a ser desbravada: Egremni.  Esta também estava na lista das mais lindas do mediterrâneo. Ela fica exatamente do lado de Porto Katsiki, mas no dia anterior me dei ao luxo de ficar deitada no sol só apreciando a beleza daquela praia, sem explorar as redondezas. Então, novamente, uns 30 km sentido Ag. Nikolaos, lá fui eu conhecer a famosa Egremni! 

No estacionamento um aviso sobre a quantidade de degraus (sim...muitos) para chegar à praia: 350!

Degrau número 12 rsss


Clique para ampliar

Degrau 334...quase lá!








Cheguei e aluguei um “set” (conjunto de duas espreguiçadeiras e um guarda sol) e lá fiquei por várias horas...










Egremni

Vassiliki

No terceiro dia, como o barco saía do porto às 12:30, aproveitei para explorar a praia em frente ao hotel, Vassiliki, famosa pela constância do vento, o que a torna propícia para a prática de windsurf. Mas não é nem de perto bonita como as outras.


Às 11:30 pedi um táxi para me levar ao porto porém o simpático dono da pousada fez questão de me levar, com seu próprio carro, como cortesia da casa!

Novamente me despeço desse destino, que espero voltar um dia, para conhecer uma ilha ao sul de Lefkada: a Kefalonia (nesta ilha vocês não vão acreditar na beleza da Gruta Melissani)!

Saída de Lefkada

Parti direto para o porto de Fiskardo, que entrou também para a lista de lugares apaixonantes! Para ir do porto de Vassiliki para o porto de Fiskardo é fácil! Saem de 2 a 3 barcos por dia do Capitão Aristidis, o percurso é feito em apenas 55 minutos e não requer reserva.

Vamos lá?



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Grécia 2 - Corfú, Paxos e Antipaxos

Agora que você já conheceu Atenas - pelo menos através da minha experiência - que tal um passeio por praias paradisíacas?

Corfú é uma ilha grega situada no mar jônico e está quase de frente para Lecce, cidade no sul da Itália. É uma ilha linda, animada, com muitas ruelas antigas, casas em estilo veneziano, palácios e igrejas bizantinas. 


Corfú
Corfú

Peguei um vôo direto de Atenas (são 5 vôos diários) e levou apenas 50 minutos para pousar naquele paraíso.

Vista de Corfú
Corfú jamais foi um destino, apenas uma conexão para chegar ao verdadeiro paraíso grego. Ainda assim, eu tive duas horas de passeio pela ilha enquanto esperava dar o horário do barco que me levaria a Paxos.

Centro de Corfú









O centrinho da ilha é pequeno e aconchegante. Parei numa doceria (claro!) e fiquei girando pelas ruelas até cansar.










Praça central em Corfú
Restaurante em Corfú











Chegado o momento, fui para o porto pegar o barco “Hydrofoil” que me levaria para Paxos. Os horários de saída estão nesse link http://www.ionian-cruises.com/lines.php, apenas uma saída diária e 55 minutos de trajeto.

Paxos é extraordinária. Ilha minúscula, cheia de oliveiras, mar cristalino, só com fotos mesmo para explicar...Lá fiquei em Gaios (centrinho) no Studio Theckli, visual da varanda impagável. Pousada barata, na média de 40 euros a diária (sem café da manhã). Quarto simples porém muito bem localizado. 

Vista de dentro do quarto















Lá também conheci duas italianas que me indicaram um novo destino para a viagem – lá para frente: Fiskardo!

No centrinho de Paxos várias lojas, bares e restaurantes. Todo mundo fala inglês (ufa!). A moussaka da Taverna Dodos é imperdível. Moussaka é uma espécie de “lasanha” feita com batatas, carne e berinjela, prato grego bem famoso. Lá me ensinaram a pedir a conta e agradecer em grego. Lá vai: το λογαριασμό παρακαλώ !!! Rssss Se pronuncia: to logariasmó parakaló. Minha vida virou um Parakalo! Falava obrigada para todo mundo em grego!

Peguei um barco no porto que fazia passeios para uma pequena ilha vizinha. Antipaxos. Praia linda, e lá mesmo você pode seguir uma trilha e chegar nesta praia deserta fantástica!

Antipaxos
Praia deserta em Antipaxos
Antipaxos











No dia seguinte era meu aniversário! Aluguei um carro e explorei umas praias nas redondezas da ilha – sentido Lakka. 

Foto tirada pela janela do carro!











De dentro do carro eu via o mar e tinha vontade de me jogar pela janela de tão lindo - azul de doer….e até mesmo a pé você consegue chegar em praias maravilhosas! Parei numa praia para relaxar! 



No caminho de volta visitei um restaurante considerado o melhor de Paxos – chama-se Erimitis – tem uma vista esplêndida mas ainda não estávamos com fome, então ficamos na cervejinha mesmo!

Mais um dia pela frente para curtir - aluguei um “barco” (50 euros a diária com combustível!!!). O intuito era certo e planejado via Maps: Voutoumi. Ela também fica em Antipaxos mas no passeio de barco que  fiz para lá me deixaram numa praia vizinha e não dava para chegar em Voutoumi a pé. Encontrei essa praia na lista de Top Ten praias mais lindas do mundo. E era verdade...

Voutoumi - Antipaxos
Voutoumi
Voutoumi













... depois... passeios de barco por lugares lindos e com direito a grutas!


Hora de ir embora de Paxos! Dá tristeza, mas a viagem está apenas começando!

De Paxos consegui um barco - através da Teckli, da pousada - que me levou até Parga, praia na frente de Paxos (2 horas mais ou menos de viagem). A partir de Parga eu tive que pegar um táxi - que consegui através do capitão deste barco rsss - para me levar para Lefkada. Esse é o próximo destino, incrível de morrer e onde vi a praia mais bonita da minha vida.

Aguardem...

Chegada em Parga