segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bela Santa Catarina - Ibirama


Julho/2004

Tudo começou num romance bem sucedido.

Decidi iniciar pela minha terrinha (eu sou de Blumenau) pois foi nessa viagem que comecei a tomar gosto pela coisa! Domiciliada em São Paulo, porque assim quis o amor, fui descobrir com o Gui os encantos do inverno em Ibirama. Escolhemos esse destino porque eu também não conhecia e porque estávamos (e estamos) numa fase aventureira da vida, e morríamos de vontade de fazer um rafting no congelante Rio Itajaí-Açu.


De Blumenau mesmo comecei a planejar. Peguei o carro da minha irmã emprestado e reservei 3 diárias numa pousada que fica na Ilha das Cutias, em Ibirama. 

Saindo de Blumenau, 80km de carro, 1:15hs mais ou menos, foi o tempo que levou para chegar na Ilha das Cutias. Chegando lá fiquei surpresa com a pousada. Primeiro morri de medo de cruzar a ponte pencil que dá acesso a ilha (km 120 da BR 470)...parece muito instável, com cara mesmo de que vai romper a qualquer momento. 

Superado o temor, surpresa boa: Como a diária era de R$ 35,00 esperava algo super simples, passei até no supermercado para garantir lanches e cerveja. Foi desnecessário. Lá a cerveja era Original de garrafa, trincando de gelada, e mais barata que a do super! O chalé era bem grandinho...fotos por favor Pri!

Pousada Ilha das Cutias




A ilha é linda! Enorme...uns 10 hectares. É a maior ilha fluvial do sul do Brasil! Tem várias trilhas para passear...cotias... Os proprietários da pousada são (ou eram) um casal muito simpático. A esposa cozinhou para o nosso jantar trutas deliciosas enquanto o marido ficava fazendo exercícios num trapézio pendurado na sala de jantar (bizarro né?). Ah! Pior foi quando falei meu sobrenome para a senhora no "check in" e ela disse que conhecia meu avô e que o marido dela era muito amigo dele (na verdade ela disse assim: "Tu éx neta do RRoncelli???") rsss.


Saímos na manhã seguinte bem cedo para o planejado rafting. Eu já estava arrependida. A temperatura era de 10 graus, nublado. Fiquei imaginando que gostoso seria o bote virando no rio e me jogando naquela água! Ok. Nós fomos até o Planeta Rafting, em Apiúna, e nos juntamos a um grupo que estava vindo de Floripa só para o rafting. Metade deles estava bêbado. Por sorte, dividi o bote com meu marido e mais dois, não bêbados. O passeio foi incrível, dá um pouquinho de medo quando o bote vira mas estava tão, tão, tão, tão frio (que vc. nem lembra do medo) que a nossa força triplicou e desviramos o bote em segundos para voltar para dentro dele. O rafting em Ibirama é super famoso pois tem níveis radicais, dependendo da etapa do rio que se desce. Eu, iniciante, fui nos níveis II e III.

Depois do rafting, um bom banho, e passeamos um pouco no centro de Ibirama (que é a cidade toda). A cidade é minúscula, chamosa, bem catarinense. Sou suspeita para falar, adoro. Comi uns doces numa padaria que não lembro o nome mas não deve ter mais que duas padarias na cidade.



No outro dia o passeio da vez era a trilha pela Rodovia das Bromélias. A trilha começa na antiga estrada de ferro de Santa Catarina, desativada. Trechos lindos, cachoeiras, muita mata atlântica e o Rio Itajaí-Açu passando muitas vezes do nosso lado com suas corredeiras volumosas num trecho provavelmente radical para rafting.





Fim da programação em Ibirama, retorno a Blumenau, e pausa no caminho para ver a Quermesse que estava acontecendo em Apiúna.

Um comentário:

  1. Pri, primeiramente gostei muito da sua discrição da minha maravilhosa cidade natal. Mas gostaria de fazer-lhe algumas correções: pelo que eu pude perceber você somente passou pelo centro então não pode falar do tamanho da cidade pois ela é bem grande e pode ter certeza que tem muito mais do que duas padarias heheheehe...

    ResponderExcluir

O que você achou? Elogie, critique, deixe sua opinião!