terça-feira, 28 de junho de 2011

Grécia 1 - Atenas


Atendendo a pedidos: Grécia (+ Turquia + Barcelona)



ATENAS

Desde que fui para a Grécia já passei meu roteiro com dicas para mais de dez pessoas. É um destino com ibope alto rsss. Sempre acabo fazendo um esforço para lembrar de cada detalhe. Então decidi que essa seria a segunda viagem publicada no meu blog (sim, não quero mais saber de ordem cronológica)!

A Turquia veio bem sem querer…fica pro fim.

Mas eu tinha um sonho de infância de conhecer a Grécia que era, a meu ver, naquela infância, inalcançável!

Foi em 2009, férias de junho, que alcancei! Fechei os trechos com milhas pela Ibéria, São Paulo – Barcelona. Eu sempre começo assim: decido onde a viagem inicia e onde ela termina. Só depois que vou preenchendo o recheio do bolo, com calma, pesquisando fotos e destinos TOP TEN sei lá o que (juro que é bem assim). Entrei em sites de passagens low cost (Ryanair, Easyjet, Vueling) e encontrei uma passagem baratinha, Barcelona – Atenas, em pleno verão. E assim nasceu o destino dessa viagem que vai se superar a cada foto.

Vou começar direto de Atenas – então se alguém pousar em Barcelona antes, como eu fiz, me pergunte se quiser dicas de troca de aeroporto, tempo, transfer, $$, o que fazer se tiver 1 dia sobrando em Barcelona, blá, blá blá!

O tempo dedicado foi BEM generoso. Tinha 30 dias para conhecer esse país. O Gui ficou fuçando o Google Earth quase um mês inteiro escolhendo o azul que queria ver no mar. Isso foi essencial (vou provar!) pois acabamos fugindo do circuito tradicional de viagem grega e descobrindo lugares exclusivos onde muitos moradores sequer acreditavam que eu era uma brasileira. Ah! Quando for pegar um táxi, se não souber falar inglês, e até sabendo, é bom levar os endereços anotados num papel para mostrar para o taxista! A comunicação é meio complexa por lá. Em junho é verão, faz uns 27 graus....no fim da viagem em Mikonos já fazia 35... leve apenas roupas de verão. Essas que usamos por aqui mesmo, sem grandes preocupações com shorts, decotes, etc.


Acrópolis

ATENAS – Só não gostou de lá quem não soube conhecer. Atenas é linda, grandiosa e muito festeira. Me hospedei num hotel em Plaka, pertinho da Acrópolis. Nesse bairro você encontra várias lojas de souvenirs, bares, restaurantes, baladinhas!! Duas noites em Atenas são suficientes. 







No primeiro dia passeio pela Acrópolis (que significa em grego cidade no topo), almoço nas redondezas - uma típica salada grega com queijo feta que é uma delícia - e cerveja Mythus. 

   
Salada Grega!
 
    Restaurante que almoçamos!


Os bares por perto da Acrópolis vivem cheios no verão e são muito convidativos. Aliás, uma das minhas paixões é provar cervejas regionais em todas as minhas viagens! 

Ruínas Gregas
Bar nas redondezas da Acrópolis



Casas nas redondezas da Acrópolis
Depois continue o passeio pois a Acrópolis é um sitio arqueológico enorme. Lá se encontram quatro das obras primas mais importantes da arte clássica grega que são o Propileu, o Parthenon, o Erecteion e o templo de Atena Nike. 
Vale muito a pena conhecer e aproveitar para passear pelas ruas (que mais parecem labirintos) de casas antigas e charmosas que você vai encontrar no percurso entre os sítios.

Pelas ruas de Atenas

Recomendo descansar no fim da tarde para sair para jantar com pique pois a noite é longa! Comi num restaurante maravilhoso premiado pelo Guia Michelin que se chama Varoulko. Vale a pena porque além da comida ser maravilhosa o salão fica na cobertura de um hotel, a céu aberto, de onde se vê a Acrópolis iluminada (ai que saudades). É caro.

Vista da mesa do restaurante Varoulko


Agitação em Gazi
De lá segui para Gazi a pé - um bairro vizinho ao restaurante que eu estava, 3 quadras mesmo. Gazi é considerado um bairro cool, cheio de restaurantes, bares, música, festa, jovens! Parei em vários bares mas gostei de um em especial (que não consigo lembrar o nome de jeito nenhum)! Fiquei lá até umas duas horas da manhã. De tão encantada voltei na noite seguinte, jantei por lá, no Mamacas (ótimo, charmoso, badalado), e segui para o mesmo bar da noite anterior!


Restaurante Mamacas

O bar!

No dia seguinte, bem cedo, peguei um vôo para Corfú. Idéia do Gui (créditos). Explico no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Elogie, critique, deixe sua opinião!