terça-feira, 28 de junho de 2011

Grécia 1 - Atenas


Atendendo a pedidos: Grécia (+ Turquia + Barcelona)



ATENAS

Desde que fui para a Grécia já passei meu roteiro com dicas para mais de dez pessoas. É um destino com ibope alto rsss. Sempre acabo fazendo um esforço para lembrar de cada detalhe. Então decidi que essa seria a segunda viagem publicada no meu blog (sim, não quero mais saber de ordem cronológica)!

A Turquia veio bem sem querer…fica pro fim.

Mas eu tinha um sonho de infância de conhecer a Grécia que era, a meu ver, naquela infância, inalcançável!

Foi em 2009, férias de junho, que alcancei! Fechei os trechos com milhas pela Ibéria, São Paulo – Barcelona. Eu sempre começo assim: decido onde a viagem inicia e onde ela termina. Só depois que vou preenchendo o recheio do bolo, com calma, pesquisando fotos e destinos TOP TEN sei lá o que (juro que é bem assim). Entrei em sites de passagens low cost (Ryanair, Easyjet, Vueling) e encontrei uma passagem baratinha, Barcelona – Atenas, em pleno verão. E assim nasceu o destino dessa viagem que vai se superar a cada foto.

Vou começar direto de Atenas – então se alguém pousar em Barcelona antes, como eu fiz, me pergunte se quiser dicas de troca de aeroporto, tempo, transfer, $$, o que fazer se tiver 1 dia sobrando em Barcelona, blá, blá blá!

O tempo dedicado foi BEM generoso. Tinha 30 dias para conhecer esse país. O Gui ficou fuçando o Google Earth quase um mês inteiro escolhendo o azul que queria ver no mar. Isso foi essencial (vou provar!) pois acabamos fugindo do circuito tradicional de viagem grega e descobrindo lugares exclusivos onde muitos moradores sequer acreditavam que eu era uma brasileira. Ah! Quando for pegar um táxi, se não souber falar inglês, e até sabendo, é bom levar os endereços anotados num papel para mostrar para o taxista! A comunicação é meio complexa por lá. Em junho é verão, faz uns 27 graus....no fim da viagem em Mikonos já fazia 35... leve apenas roupas de verão. Essas que usamos por aqui mesmo, sem grandes preocupações com shorts, decotes, etc.


Acrópolis

ATENAS – Só não gostou de lá quem não soube conhecer. Atenas é linda, grandiosa e muito festeira. Me hospedei num hotel em Plaka, pertinho da Acrópolis. Nesse bairro você encontra várias lojas de souvenirs, bares, restaurantes, baladinhas!! Duas noites em Atenas são suficientes. 







No primeiro dia passeio pela Acrópolis (que significa em grego cidade no topo), almoço nas redondezas - uma típica salada grega com queijo feta que é uma delícia - e cerveja Mythus. 

   
Salada Grega!
 
    Restaurante que almoçamos!


Os bares por perto da Acrópolis vivem cheios no verão e são muito convidativos. Aliás, uma das minhas paixões é provar cervejas regionais em todas as minhas viagens! 

Ruínas Gregas
Bar nas redondezas da Acrópolis



Casas nas redondezas da Acrópolis
Depois continue o passeio pois a Acrópolis é um sitio arqueológico enorme. Lá se encontram quatro das obras primas mais importantes da arte clássica grega que são o Propileu, o Parthenon, o Erecteion e o templo de Atena Nike. 
Vale muito a pena conhecer e aproveitar para passear pelas ruas (que mais parecem labirintos) de casas antigas e charmosas que você vai encontrar no percurso entre os sítios.

Pelas ruas de Atenas

Recomendo descansar no fim da tarde para sair para jantar com pique pois a noite é longa! Comi num restaurante maravilhoso premiado pelo Guia Michelin que se chama Varoulko. Vale a pena porque além da comida ser maravilhosa o salão fica na cobertura de um hotel, a céu aberto, de onde se vê a Acrópolis iluminada (ai que saudades). É caro.

Vista da mesa do restaurante Varoulko


Agitação em Gazi
De lá segui para Gazi a pé - um bairro vizinho ao restaurante que eu estava, 3 quadras mesmo. Gazi é considerado um bairro cool, cheio de restaurantes, bares, música, festa, jovens! Parei em vários bares mas gostei de um em especial (que não consigo lembrar o nome de jeito nenhum)! Fiquei lá até umas duas horas da manhã. De tão encantada voltei na noite seguinte, jantei por lá, no Mamacas (ótimo, charmoso, badalado), e segui para o mesmo bar da noite anterior!


Restaurante Mamacas

O bar!

No dia seguinte, bem cedo, peguei um vôo para Corfú. Idéia do Gui (créditos). Explico no próximo post!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bela Santa Catarina - Ibirama


Julho/2004

Tudo começou num romance bem sucedido.

Decidi iniciar pela minha terrinha (eu sou de Blumenau) pois foi nessa viagem que comecei a tomar gosto pela coisa! Domiciliada em São Paulo, porque assim quis o amor, fui descobrir com o Gui os encantos do inverno em Ibirama. Escolhemos esse destino porque eu também não conhecia e porque estávamos (e estamos) numa fase aventureira da vida, e morríamos de vontade de fazer um rafting no congelante Rio Itajaí-Açu.


De Blumenau mesmo comecei a planejar. Peguei o carro da minha irmã emprestado e reservei 3 diárias numa pousada que fica na Ilha das Cutias, em Ibirama. 

Saindo de Blumenau, 80km de carro, 1:15hs mais ou menos, foi o tempo que levou para chegar na Ilha das Cutias. Chegando lá fiquei surpresa com a pousada. Primeiro morri de medo de cruzar a ponte pencil que dá acesso a ilha (km 120 da BR 470)...parece muito instável, com cara mesmo de que vai romper a qualquer momento. 

Superado o temor, surpresa boa: Como a diária era de R$ 35,00 esperava algo super simples, passei até no supermercado para garantir lanches e cerveja. Foi desnecessário. Lá a cerveja era Original de garrafa, trincando de gelada, e mais barata que a do super! O chalé era bem grandinho...fotos por favor Pri!

Pousada Ilha das Cutias




A ilha é linda! Enorme...uns 10 hectares. É a maior ilha fluvial do sul do Brasil! Tem várias trilhas para passear...cotias... Os proprietários da pousada são (ou eram) um casal muito simpático. A esposa cozinhou para o nosso jantar trutas deliciosas enquanto o marido ficava fazendo exercícios num trapézio pendurado na sala de jantar (bizarro né?). Ah! Pior foi quando falei meu sobrenome para a senhora no "check in" e ela disse que conhecia meu avô e que o marido dela era muito amigo dele (na verdade ela disse assim: "Tu éx neta do RRoncelli???") rsss.


Saímos na manhã seguinte bem cedo para o planejado rafting. Eu já estava arrependida. A temperatura era de 10 graus, nublado. Fiquei imaginando que gostoso seria o bote virando no rio e me jogando naquela água! Ok. Nós fomos até o Planeta Rafting, em Apiúna, e nos juntamos a um grupo que estava vindo de Floripa só para o rafting. Metade deles estava bêbado. Por sorte, dividi o bote com meu marido e mais dois, não bêbados. O passeio foi incrível, dá um pouquinho de medo quando o bote vira mas estava tão, tão, tão, tão frio (que vc. nem lembra do medo) que a nossa força triplicou e desviramos o bote em segundos para voltar para dentro dele. O rafting em Ibirama é super famoso pois tem níveis radicais, dependendo da etapa do rio que se desce. Eu, iniciante, fui nos níveis II e III.

Depois do rafting, um bom banho, e passeamos um pouco no centro de Ibirama (que é a cidade toda). A cidade é minúscula, chamosa, bem catarinense. Sou suspeita para falar, adoro. Comi uns doces numa padaria que não lembro o nome mas não deve ter mais que duas padarias na cidade.



No outro dia o passeio da vez era a trilha pela Rodovia das Bromélias. A trilha começa na antiga estrada de ferro de Santa Catarina, desativada. Trechos lindos, cachoeiras, muita mata atlântica e o Rio Itajaí-Açu passando muitas vezes do nosso lado com suas corredeiras volumosas num trecho provavelmente radical para rafting.





Fim da programação em Ibirama, retorno a Blumenau, e pausa no caminho para ver a Quermesse que estava acontecendo em Apiúna.

Da decisão de criar esse blog!


Eu tinha acabado de voltar de um feriado prolongado que passei no Nordeste. O destino escolhido? São Miguel do Gostoso. Um vilarejo simples e convidativo ao norte de Natal - RN.

Pausa!

Eu esqueci de contar para vocês que eu AMO viajar! É um vício mesmo. Tem muita gente que viaja e depois de uns 10 dias tá se coçando para voltar para casa (Vc. é assim né Teti?)! Essa não sou eu. Definitivamente. Eu posso passar meses... (ou anos?? nunca testei) ... viajando e sentindo vontade de ficar mais e mais...me desapegando de usar roupas diferentes todos os dias, de ter sapatos e bolsas variadas para combinar...enfim, aprendendo a viver com uma mala!

Vamos voltar ao que interessa...

Fazia tempo que eu não programava uma viagem curta e de contemplação! Voltei para São Paulo tranquila, relaxada e morrendo de vontade de contar para todo mundo que ainda existem praias quase desertas no Brasil! Aí pensei nas milhares de viagens que fiz, especialmente nos últimos oito anos. Foram tantas! E sabe que de uns bons anos para cá sou eu que programo tudo. Sem agência. Escolho o destino pelo Google, pesquiso em blogs, sites de viagens, pergunto para amigos, eu me viro e acho! Sempre encontro um hotel especial, um lugar especial, pessoas especiais, e claro: um preço especial! 

Nesse domingo, quando voltei do feriado de Corpus Christi, olhei para o Gui e disse: nós conhecemos tantos lugares incríveis, e temos tantas dicas bacanas...isso não pode ser um segredo! Dá para ajudar bastante gente a chegar em lugares jamais cogitados! Vou escrever um blog! Vou publicar umas fotos dos paraísos que conhecemos! Vou dar as dicas para quem está procurando como montar sua viagem sozinho!

Bom, o fim do conto é que aqui me encontro (super empolgada) transferindo minhas primeiras idéias para o computador. Enquanto escrevo a ansiedade bate forte. Me explico: são tantos os destinos que fico aflita de pensar que vou demorar muuuuuito para mostrar tudo que quero para vocês! Penso nas viagens mais simples mas não menos bonitas, penso nos paraísos gregos tão escondidos....Paxos, Egremni...penso na neve aqui por perto (tenho uma queda por Bariloche...), na neve de longe como em Whistler (ai que parto que é chegar lá!), ...nas praias lindas e calorosas do Nordeste e do Sul do Brasil e em outras bem distantes de nós. Como decidi que vou revelar os lugares e suas dicas na ordem cronológica que visitei, não preciso nem falar que o mais legal vai demorar um pouco para chegar né?! É que fui me “especializando” em destinos radicalmente lindos (me achei) ao longo do tempo…até que lá por 2009 eu tava “profissa”! Então 2009 acaba sendo mais mais que 2004….e assim sucessivamente…até que um dia eu caí em mim e me descobri amando as belezas mais simples tudo de novo…ops! Chega de antecipar os posts futuros!

Ah! Para os curiosos, não sei se ficou óbvio, mas São Miguel do Gostoso será o último dos posts! Ou melhor...Como voltei de lá ontem, será escrito por último...mas é claro que quando chegar a vez do Gostoso já vou ter feito outra viagem....ou outras!

Para finalizar este início: não esqueçam de ver as datas que cada uma das trips aconteceram hein? Claro que os lugares, em regra, continuarão lindos e esperando por vocês… mas os preços que eu eventualmente passar para vocês deverão ser previamente consultados para evitar ilusões!

Como o blog é feito para ajudar os viajantes de plantão, críticas, opiniões, idéias e dicas sempre serão bem-vindas! Escrevam!

Espero que vocês gostem, que aproveitem bem as dicas, e que eu possa ajudar aqueles que não viajam a sonhar com lugares possíveis!

Vamos ao primeiro destino da Pri?